A distribuição de conteúdo é uma das principais fases de um lançamento de Infoproduto, isso porque ela tem 4 funções específicas.
Impactar novos públicos quer dizer que você está trazendo mais pessoas para te conhecer, conhecer como você ensina, em que mercado atua, como atua nesse mercado e os resultados que tem.
Fazendo com que a cada lançamento tenham mais pessoas que te conheçam e se conectam com você, seu produto e sua solução.
A distribuição de conteúdo de um lançamento também é responsável por reengajar o seu público antigo da base, pessoas que tiveram interesse pelo que você ensina, mas por algum motivo desengajaram.
Esse reengajamento é importante principalmente no Instagram, que ele muda o algoritmo e para de mostrar o seu conteúdo para as pessoas.
E a terceira função da distribuição é o aumento do nível de consciência.
Então quando você utiliza conteúdos específicos, você consegue fazer com que essas pessoas conheçam mais sobre você, sobre como você atua, os resultados que você tem e com isso ela se conecta mais e confia mais no que você tem a dizer e ensinar.
Isso é importante principalmente hoje em dia, como existem diversas pessoas lançando e ensinando, o público quer ter mais validações de que você realmente faz aquilo e não só ensina os outros.
Sabemos que as pessoas têm objeções para comprar, criam dúvidas e questionamentos.
E o ideal é que você já antecipe isso na produção de conteúdo e na sua distribuição também.
Essa fase é tão importante quanto todas as outras, ter bons conteúdos que quebram objeções vai te garantir um público mais comprado durante toda a fase de lançamento (antes mesmo do seu CPL).
O objetivo deste conteúdo é trazer para vocês como nós temos implementando na NBF Mídia a implementação da distribuição de conteúdo nos lançamentos que gerenciamos. Como funciona e qual o objetivo de cada fase.
Revisando então, a distribuição tem 4 funções principais:
Nesta fase utilizamos principalmente o impulsionar do Instagram e a principal métricas analisada é o custo por seguidor.
Conseguimos obter o valor exato do custo por seguidor através do link da prévia do anúncio.
Passo 1 - Selecione a campanha do conteúdo impulsionado
Para a implementação dessas 4 funções temos 3 etapas ou camadas de conteúdo e configuração de campanhas.
C1 = Camada 1
C2 = Camada 2
C3 = Camada 3
***Todo o conteúdo deste blog está também disponível em um vídeo no Youtube, onde apresentamos exemplos de anúncios para as fases da distribuição, clique na imagem ao lado para acessar ao vídeo
Passo 2 - Selecione o anúncio e clique no botão de prévia
Passo 3 - Na prévia, na opção de compartilhamento selecione a opção “publicação do instagram com comentários”.
Passo 4 - Ver insights
Os conteúdos dessa fase tem uma comunicação mais aberta, de topo de funil. Podendo ser conteúdos em reels, carrossel ou até mesmo stories impulsionado.
Porém, os seguidores gerados tem que ser do seu público-alvo. Não adianta fazer conteúdo muito amplo e trazer pessoas totalmente fora do perfil.
É preciso fazer esse acompanhamento dos seguidores que estão chegando, ver como engajam nas publicações, se enviam caixa de perguntas, mensagens no direct e etc. Aqui você não pode perder a mão.
Se seu público-alvo são advogados formados, não pode estar trazendo seguidores que não são advogados (quando falo não trazer, obviamente não é 100%, mas sempre analise para 80% dos novos seguidores terem o seu perfil desejado)
Nessa camada da distribuição de conteúdo o objetivo já é outro e na maioria das vezes esses vídeos não vão para o perfil do Instagram.
Aqui não vamos impactar públicos frios, somente o público que estamos gerando na distribuição da camada 1, e claro podemos destinar uma verba para reengajar a base de seguidores antigos.
Os vídeos para essa fase são maiores (vídeos da camada 1 devem ter até 1 minuto e 30 segundos para ser possível impulsionar), tendo em média 3 minutos. Isso porque o foco dele é o aumento do nível de consciência.
Vamos impactar os seguidores gerados, o público de envolvimento gerado (que trabalhamos uma comunicação mais aberta na camada anterior) abordando de forma aprofundada o assunto.
Exemplo prático para a prestação de serviços de gestão de tráfego para lançamentos:
Nessa fase teria vídeos falando exatamente como funciona a nossa assessoria, todos os nossos entregáveis e teria que ter vídeos também fortalecendo a importância de cada entregável.
Então, eu trago para a pessoa o conhecimento sobre a importância de cada assunto que é do nicho e depois posso mostrar a ela como nossa entrega vai suprir esse “desejo”.
Outro exemplo:
Um projeto interno nosso era de uma advogada, o público-alvo dela são advogados recém-formados e ela ensina técnicas de prospecção, gestão e fechamento.
Então nos conteúdos da C2, ela precisa enfatizar a importância da prospectar clientes e mostrar o método dela, mostrar os resultados do método dela de prospecção.
E assim por diante para os demais temas.
Nessa fase iremos trabalhar a quebra de objeção… Fazendo uma comunicação direta do produto e do resultado que ele gera.
Uma boa forma de se desenvolver é através de depoimentos. Então eu apresento aquela dúvida que a pessoa tem e em seguida posso mostrar um depoimento de uma aluna que tinha o mesmo problema e como o método solucionou ele.
No mercado de infoprodutos, a objeção geral é dinheiro. Todo mundo fala que não tem.
Nesse sentido, você pode elaborar um vídeo com argumentos mostrando que esse investimento pode retornar e mostrar o caso de um aluno (a) que tinha essa mesma situação, decidiu investir e teve bom resultado.
Exemplo:
Eu posso rodar o depoimento de um cliente que ficou com receio de fechar devido ao nosso valor mensal, mas quando fechou e implementamos 100% do traqueamento, da análise dos dados, a distribuição e ele teve um ROI maior comparado ao lançamento anterior.
Eu posso rodar somente o depoimento direto com headline ou fazer uma intro apresentando o caso dele, a objeção que ele tinha e o resultado que geramos.
Sabendo exatamente a função da distribuição e como funciona cada etapa resta somente a análise do período ideal da distribuição e o seu orçamento.
Como vimos existem diferentes objetivos, tipos de vídeos e cada um precisa ter um tempo específico de veiculação, para cada fase ter o máximo de eficiência.
Quando falamos em período, o ideal é trabalhar com 50 dias, desde o início da distribuição até o fechamento do carrinho.
Isso porque a camada 1 é a que precisa ter o maior tempo, para trazer o maior volume de pessoas o possível e trabalhar ao máximo com elas para aumentar o nível de consciência (Antes mesmo do evento de CPL).
Com a implementação dessa estratégia nossa captação de leads é totalmente voltada para captar público quente, que já te conhece, já interage, já conhece do seu produto, da sua forma de ensinar. Então, quanto mais tempo da Camada 1 e 2, mais pessoas conseguimos trazer, para engajar elas e diminuir o custo do lead quente no lançamento
Objetivo da distribuição: fazer com que tenhamos um público qualificado e “comprado” no lançamento, público altamente interessado e intencional.
Sabemos que a captação também é importante, mas focamos praticamente em captar esse público quente gerado.
Então para não ter problema na captação de saturar o público o ideal é investirmos de 25 a 30% da verba do lançamento na distribuição, dividindo entre as camadas 1, 2 e 3.
Geralmente fica nessa proporção:
Gestor de tráfego desde 2021, sócio proprietário da NBF MÍDIA, uma empresa de marketing digital especializada em lançamentos e negócios locais.
GESTOR DE TRÁFEGO
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